Unidade de Saúde Pedro Toporoski terá ação preventiva contra o câncer de colo de útero

Como forma de chamar a atenção e estimular a prevenção ao câncer de colo de útero, é que a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) 003 estará mobilizada no sábado, 08 de julho, para a realização de exames papanicolau.

A ação conta com o respaldo da prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, e ocorrerá das 09h às 16h na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Toporoski (Posto Rosa), no bairro Vila Nova.

O exame preventivo é indolor, simples e rápido, considerado estratégico para que as lesões sejam observadas precocemente, antes mesmo que a mulher apresente os sintomas da doença. “É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual importância do preventivo ginecológico, tendo em vista que sua realização periódica permite a antecipação do diagnóstico e, por consequência, a redução da mortalidade”, comenta a enfermeira Marina Dubiel, responsável pela UBS.

Para garantir a correção do resultado, a mulher não pode estar menstruada e nem deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, além de evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais em igual período.

Mais serviços

A todos os públicos, neste mesmo dia a equipe de ESF 003 estará oferecendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Também chamados de exames laboratoriais remotos, são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O material é colocado em dois dispositivos e, para se chegar ao resultado, o teste segue fluxo determinado cientificamente.

Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.

De acordo com a enfermeira Marina, neste mesmo dia a sala de vacina estará aberta à comunidade para que pessoas de todas as faixas etárias possam fazer a atualização vacinal de suas cadernetas.