Unidades Básicas de Saúde promovem ações no Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Unidades Básicas de Saúde (UBS) do distrito de São Cristóvão, em Três Barras, desenvolveram uma série de ações voltadas ao público feminino durante toda a quarta-feira, 08 de março.

A saúde como instrumento para conquista da qualidade de vida foi à tônica das atividades realizadas pelas profissionais da UBS Ailton Mendes (Posto Amarelo). A médica Lyvia Vasconcelos prestou atendimento e tirou dúvidas das pacientes.

No local foram oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e realizadas coletas de exames papanicolau para as mulheres que estavam com o preventivo em atraso. As mulheres ainda receberam orientações sobre planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e também sobre outros temas, por meio da entrega de folders pelas agentes de saúde.

Lembranças confeccionadas pela própria equipe da UBS foram entregues às participantes. Sorteada entre todas as mulheres que estiveram na unidade em busca de atendimento, Marlene Gude Ricardo recebeu uma cesta com produtos de beleza doados pelas profissionais de saúde.

Responsável pela UBS, a enfermeira Cristiane Hoffmann Iechinheski celebrou a adesão das mulheres residentes na área de atuação do programa Estratégia de Saúde da Família 006. “Foi uma forma de homenageá-las, oferecendo serviços voltados aos cuidados e a prevenção à saúde da mulher”, acrescentou.

Posto Azul

Já a equipe da UBS 004 (Posto Azul) promoveu ginástica laboral e uma caminhada pelas ruas do distrito, chamando a atenção da sociedade para os casos de violência e desrespeito aos direitos das mulheres.

A programação segue na tarde desta quinta-feira, 09, com palestra às gestantes que residem no distrito, bem como a entrega de repelentes fornecidos pelo Governo Federal. Segundo a enfermeira Itaiana Chiumento Bueno, ainda haverá a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B.

A secretaria municipal de Saúde informa que, no decorrer do mês de março, outras UBS devem realizar atividades voltadas ao público feminino, como forma de reconhecer e valorizar a importância da mulher na sociedade.

Rolar para cima