Unidades de saúde ficarão abertas até às 17h neste sábado, 20, dia D de vacinação

Neste sábado, 20 de agosto, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

Em Três Barras, a ação será realizada em todas as unidades básicas de saúde (UBS) da cidade e do interior. As salas de vacina ficarão abertas entre 08h e 17h.

A imunização contra a Poliomielite tem, como público alvo, as crianças menores de 05 anos.

“Os menores de 01 anos estão recebendo a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 01 a 04 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar uma dose extra da vacina contra a Pólio, desde que já tenham recebido três doses da vacina inativa contra a doença, aos 02, 04 e 06 meses de idade”, explicou a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica de Três Barras.

Já a campanha de Multivacinação é para a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme calendário estabelecido no Programa Nacional de Imunizações (PIN).

Assim estão sendo disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças, como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe, covid-19, entre outras.

 

Covid-19

Neste dia, também, será ofertada a D2 (Sinovac/Butantan) contra a covid-19 para as crianças de 03 e 04 anos, e que tenham recebido a primeira dose num intervalo entre 21 a 28 dias.

Também haverá aplicação das D1, D2, D3 e D4 para os seguintes públicos:

  • D1 para o público acima de 18 anos que, por alguma razão, ainda não tenha se vacinado;
  • D2 da Pfizer para jovens entre 12 e 17 anos; e da AstraZeneca para as pessoas com 18 anos ou mais;
  • D3 da Pfizer para jovens entre 12 anos e 17 anos; e da Pfizer e AstraZeneca para pessoas acima de 18 anos, que tenham tomado a D2 num intervalo igual ou superior a 04 meses;
  • D4 da Pfizer e AstraZeneca para o público acima de 30 anos, que tenha recebido a D3 num intervalo igual ou superior a 04 meses.

 

 

Rolar para cima