Vencedores são premiados em concurso de desenhos sobre o Dia Mundial da Água

Estudantes de escolas municipais de Três Barras, vencedores do Concurso de Desenhos “Água: juntos vamos preservar”, foram premiados na tarde desta quinta-feira (29). A cerimônia aconteceu na sede da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa), reunindo autores das produções, professores e a direção das escolas, além de autoridades.

Iniciativa do Samasa e da Empresa Brasileira de Saneamento Ltda (EBS) para celebrar o Dia Mundial da Água, em 22 de março, o certame englobou alunos dos 3° e 4° anos das escolas Guita Federmann, Francisco Rocha, João Pacheco de Miranda Lima – Extensão II, Cyríaco Felício de Souza e João Pedro de Oliveira.

Foi a primeira edição do concurso que contou com o apoio do Governo de Três Barras, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte. “Diante da qualidade das ilustrações e da participação efetiva dos estudantes, pretendemos ampliá-lo no próximo ano, levando também para as demais escolas do município”, disse Katiane Rumor, coordenadora de qualidade da EBS.

Comissão designada pelos organizadores foi quem definiu os vencedores. Cada escola encaminhou cinco trabalhos para avaliação, após seletiva interna realizada até o dia 20 de março.

Terceiro e segundo lugares, respectivamente, o estudante Henrique dos Santos Faria (da Extensão II) e a aluna Bruna Gorsetz (da escola Cyríaco Felício de Souza) foram premiados com certificados, jogos educativos e chocolates.

Além de receber certificado, chocolates e de ter sua imagem divulgada na capa da próxima edição do relatório anual das atividades do Samasa, a primeira colocação também rendeu uma bicicleta ao estudante Gabriel Kohler do Prado (Guita Federmann).

Antes da premiação, a engenheira química da EBS, Alécia Araújo, fez uma breve explanação aos estudantes, na qual destacou a importância da preservação dos recursos hídricos, maneiras como evitar o desperdício de água e sobre o funcionamento da ETA, a partir da captação no Rio Negro.

Diretor executivo do Samasa, Ernani Wogeinaki falou sobre o empenho da autarquia e da EBS no sentido de levar água de boa qualidade aos consumidores. Também enfatizou a parceria firmada com a secretaria de Educação, no sentido de motivar a participação de alunos e professores e o debate em sala de aula.

Em sua fala, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Antônio Tsunoda, destacou o interesse dos estudantes pelo tema do concurso, fato esse que já mostra a propensão das crianças para defender e difundir a importância da água para o planeta.

Representando a Câmara Municipal, vereador Ernani Wogeinaki Júnior parabenizou os organizadores, professores e estudantes pela qualidade das produções. “Independente da premiação, todos que participaram são vencedores”, garantiu.