Vigilância Epidemiológica e ESF realizam nova etapa da atualização vacinal de trabalhadores em Três Barras

A prefeitura de Três Barras, por meio de uma ação conjunta entre a Vigilância Epidemiológica e as equipes 003 e 007 do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), deu continuidade nesta terça-feira, 15, a atualização vacinal de trabalhadores de uma empresa do ramo de celulose e papel e que atuam, especificamente, na fábrica e na extração de madeira em áreas silvestres e de mata.

Durante esta segunda etapa foram realizados 160 atendimentos e aplicadas 108 doses da vacina contra a Hepatite B, 71 da Dupla Bacteriana (Difteria e Tétano) e outras 69 contra a Febre Amarela.

Responsável pelo setor de imunizações da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Kátia Reis lembra que manter as vacinas em dia é uma forma de se proteger e também não colocar a saúde de outras pessoas em risco. “É um maneira de evitar a circulação de doenças graves que podem, inclusive, levar à morte”, destaca.

A atualização das cadernetas terá sequência nos próximos meses, até que os trabalhadores da empresa recebam as três doses de cada vacina. Segundo a enfermeira, o cronograma estabelece vacinações nos dias 20 de setembro (Dupla Bacteriana), 14 de novembro (Dupla Bacteriana) e 16 de janeiro (Hepatite B).

Enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias de saúde da Unidade de Saúde Pedro Toporoski (bairro Vila Nova) e da Unidade Central de Saúde atuaram na vacinação.

O Ministério da Saúde recomenda que todo adulto, a partir dos 20 anos de idade, deva ser imunizado contra a Hepatite B, Febre Amarela e receber doses da vacina Dupla Bacteriana.

Rolar para cima