Nesta quarta-feira (10) tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe). A novidade deste ano, em Santa Catarina, é a faixa etária das crianças que foi estendida de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias).
A mobilização segue até o dia 31 de maio. Cada público terá um período específico dentro desta data. O dia D da campanha está confirmado para o dia 04 de maio, um sábado.
Em Três Barras, a campanha tem o respaldo do Governo do Município, através das equipes da secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica. A expectativa é imunizar pelo menos 90% das 6.450 pessoas inseridas no público alvo. No ano anterior o município ultrapassou em mais de 10% a cobertura vacinal contra a Influenza.
Entre os dias 10 e 19 de abril a vacinação será destinada exclusivamente às crianças, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente e se encontram em período pós-parto).
A partir do dia 22 de abril a campanha será aberta também aos demais grupos prioritários,como trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com comorbidades (doenças respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônicas, além de diabetes).
De acordo com a enfermeira Kátia Reis, responsável pelo setor de imunizações do município, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da cidade e do interior. Para receber a dose, a pessoa deve apresentar a caderneta de vacinação e o cartão SUS.
Público alvo – Total a ser vacinado
Crianças menores de 6 anos – 1.689
Trabalhadores da saúde – 408
Gestantes – 221
Puéperas – 36
Idosos – 1.639
Comorbidades – 2.153
Professores – 304