Mulher de 100 anos é a primeira idosa vacinada contra a covid-19 em Três Barras

“Pra gente poder ter uma vida saudável, devemos obedecer às ordens”, comemorou Amélia Uba, de 100 anos, a primeira idosa a ser imunizada contra a covid-19 em Três Barras.

Dona Amene, como é conhecida na cidade, foi vacinada no início da tarde desta quinta-feira, 11, em sua própria casa que fica a poucos metros da Prefeitura.

“Trata-se de uma pessoa muito querida pela comunidade, que nasceu aqui, acompanhou a evolução e cooperou muito com o desenvolvimento do município”, disse o prefeito Luiz Shimoguiri, que esteve presente ao ato que simbolizou o início da vacinação junto aos idosos com 90 anos ou mais.

São 34 doses do imunizante Coronavac disponíveis para este público. A segunda dose será aplicada num intervalo entre 14 a 28 dias depois da primeira.

Duas equipes volantes estão percorrendo o município para fazer a vacinação em domicilio. A medida busca evitar o deslocamento dos idosos até as unidades básicas de saúde.

Responsável pelo setor de Imunizações da Vigilância Epidemiológica do município, a enfermeira Kátia Reis lembra que muitos idosos têm dificuldades de locomoção ou estão acamados. “Nada mais justo de que facilitarmos o acesso da vacina a este público”, frisou.