Mutirão: Prefeitura custeia a castração de 68 cães e gatos em Três Barras

A fim de promover o controle populacional e a reprodução descontrolada de cães e gatos na cidade, é que a Prefeitura de Três Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, apoiou financeiramente o 4º Mutirão de Castração Social.

Através da ação realizada neste domingo, 15, nas dependências do CMEI Odilon Pazda, foi possível castrar 68 animais, todos pertencentes a famílias de baixa renda residentes no distrito do São Cristóvão e cadastradas no CadÚnico.

O investimento do município foi de R$ 16 mil. A iniciativa teve a coordenação dos voluntários do Grupo de Castração Social de Três Barras.

Os recursos foram aplicados na contratação de clínica veterinária especializada, que além da mão de obra profissional, também ofereceu materiais descartáveis para as cirurgias, anestésicos e outros medicamentos (antibiótico, antiflamatório e pomada cicatrizante) que serão agora usados no pós operatório dos animais.

O município ainda investiu mais R$ 1 mil na aquisição de microchips subcutâneos, implantados durante o ato cirúrgico, e que são responsáveis pelo armazenamento de informações dos animais e dos proprietários.

A secretaria de Saúde disponibilizou colaboradores que auxiliaram nas inscrições e, ainda, o transporte dos animais e dos tutores até o local de castração.

Além das castrações ofertadas gratuitamente pela Prefeitura, outros 87 procedimentos foram realizados a particulares a preços reduzidos, com parte dos custos sendo bancados pelo Grupo de Castração Social do município.